domingo, 10 de maio de 2009

Chegamos à Europa!

Após duas semanas sem uma corrida, a Formula 1 aterrissa na Espanha para mais uma etapa do Mundial. Nesse meio tempo, a FIA tomou decisões sobre o próximo ano, mudou o critério do campeonato de pilotos e voltou atrás após pressão das equipes. Quanto ao teto orçamentério, Toyota e Ferrari ameaçam sair da categoria, a não ser que o teto seja abolido.
Assim, chegam as equipes à Espanha, no circuito da Cataluña. Nos treinos livres Nico Rosberg lidera como geralmente faz. Na classificação, a Ferrari chega pela primeira vez nos primeiros lugares com Felipe Massa, que será pai este ano. A pole fica com Jenson Button mais uma vez.
Dada a largada na manhã de hoje, Rubens Barrichello salta para a liderança, seguido por Button e Massa, que largou por dentro e usou o KERS. Fernando Alonso vai pelo meio da pista e chega em 6º lugar, após uma ligeira encostada em Nico Rosberg. Este, por sua vez, encosta em Jarno Trulli e o joga para fora da pista. Trulli acaba "ricocheteado" e retorna com tudo, batendo em Adrian Sutil, o que causa uma grande confusão. Sebastien Buemi, Sebastien Bourdais, Giancarlo Fisichella, Trulli e Sutil são envolvidos, e apenas Fisichella sai com menores danos. Lewis Hamilton que vinha atrás consegue passar direto pela confusão. Kimi Raikkonen também se sai bem na largada e ganha 10 posições, de 16º para 10º.
Devido à confusão, o Safety-Car entra na pista, e sai após 5 voltas. Na relargada, Fernando Alonso chega a ultrapassar Mark Webber, mas ao fim da reta, Webber retoma sua posição, numa belíssima manobra. Heikki Kovalainen abandona na volta 7, com problemas de câmbio.
Timo Glock é o primeiro a parar para reabastecimento, e logo em seguida Alonso e Button fazem suas paradas, de 9.3s cada um. Na volta seguinte, de nº 19, entram nos boxes Barrichello e Webber, e Rubens faz uma parada rápida, de 6.3s, decidindo por 3 paradas. Massa e Vettel param na volta 20.
Rubens para novamente na volta 31, e Felipe Massa adianta sua parada mais uma vez para a volta 43.
A corrida segue normalmente, e Kimi Raikkonen apresenta problemas com o carro e abandona. Rubens faz sua terceira parada e perde a chance da vitória. Felipe Massa disputa posição com Vettel, correndo o risco de uma pane seca, e opta por deixar o piloto da RBR ultrapassá-lo. Alonso acelera e ultrapassa Felipe também, garantindo a 5ª posição.
Jenson Button cruza em 1º, com Barrichello em 2º e Webber em 3º, encerrando uma corrida disputada e marcada por mais erros da Ferrari. A próxima etapa acontece em Mônaco, circuito tradicionalíssimo da F1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário