sexta-feira, 1 de maio de 2009

Decisões corretas?

Mais uma semana de decisões na Formula 1 se passou. Além das especulações sobre o futuro dos pilotos, os "paddock gossipers" também falaram sobre o futuro da McLaren. Após o episódio da mentira no GP da Austrália, onde Lewis Hamilton foi desclassificado, a escuderia inglesa esperava uma decisão da FIA, que poderia desclassificá-la do campeonato ou dar uma suspensão. A decisão foi apenas um ultimato: se os ingleses cometerem mais alguma falta, poderão ser desclassificados.
Fora o "julgamento", a FIA anunciou decisões para o próximo ano. Em 2010 estarão proibidos a manta térmica dos pneus e o reabastecimento durante o pit stop. A justificativa é a de redução de custos. A crise financeira atual também fez com que um teto orçamentário fosse adotado. No próximo ano, as equipes ficarão limitadas a um gasto de 40 milhões de libras (ou 130 milhões de reais), que não inclui custo de motores, salários dos pilotos, marketing, áreas VIP e qualquer outro valor que não tenha influência direta na atuação dentro da pista.
Ainda no ano que vem, a FIA decidiu dar ajuda financeira à novas equipes e aumentou o limite de carros no grid, de 24 para 26. Quatro equipes demonstraram interesse em correr no ano que vem: Lola, Aston Martin, iSport e USGPE, esta última correria com motores Cosworth.
Resta ver se serão mudanças úteis ou se serão como o KERS, que já tende a ser retirado nesse ano.

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