quarta-feira, 13 de maio de 2009

Estrela Ofuscada

Após anos na Fórmula 1, Rubens Barrichello é novamente o centro das atenções no Brasil. Com um carro competitivo, numa equipe de ponta e ainda com a liderança de Ross Brawn, o brasileiro finalmente tem a chance de lutar por um título na categoria.
O título ainda não veio por vários motivos. Primeiro, todos os anos "desperdiçados" na italiana Ferrari, onde Rubens serviu de escudeiro para Michael Schumacher, e ainda foi personagem central do episódio da Áustria em 2002, em que cedeu a vitória, descaradamente, ao alemão.
Depois, já na Honda, Rubens não tinha um carro decente, e portanto, não teria chance alguma de ser campeão. Uma situação um tanto quanto frustrante, para o povo brasileiro, que esperava mais um campeão após a tragédia de Ayrton Senna.
Esse ano, Rubens é o atual vice líder do campeonato, com boas colocações nos treinos e nas corridas, mas ainda longe de seu companheiro de equipe, Jenson Button.
Até aí, tudo bem. Porém, no último domingo, Dia das Mães, a história de Rubens pareceu se repetir. O brasileiro liderava a prova e, no primeiro pit stop, fez uma curta parada de apenas 6.3s, enquanto que seu companheiro de equipe fez 9.3s. Logo após essa parada, Rubens recebeu a notícia de que Button havia mudado a estratégia para 2 paradas. Assim sendo, Rubens perdeu a liderança para o inglês e com ela a chance de diminuir a diferença no campeonato.
As explicações de Ross Brawn basearam-se no simulador. Segundo ele, no simulador as 3 paradas funcionariam melhor para o brasileiro e ele ainda estaria na frente do inglês. Rubens aceitou as desculpas, mas pareceu não se conformar em uma possível repetição dos acontecimentos vividos na Ferrari.
Devido a esse fato lamentável, uma polêmica vem à tona: Barrichello será o "eterno vice"? Será que ele se sujeitará novamente a essa situação? Afinal, o chefe de equipe é o mesmo. Há quem diga que Ross Brawn faria tudo para ganhar um título de construtores. Nesta semana, Rubens declarou que não aceitaria favorecimentos dentro da equipe.
A partir das próximas corridas, será possível ver se há mesmo um favorecimento do inglês, e, se isso não se confirmar, é sinal que a estrela de Barrichello está mesmo apagada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário